Sempre me perguntam o que deve ser feito para aprender uma língua estrangeira de maneira mais rápida, ninguém nunca me perguntou o que não deve ser feito para aprender. A razão é simples: geralmente as pessoas já tem ideias preconcebidas a respeito da aprendizagem de uma língua, e querem apenas saber se minha resposta será igual ou diferente do que elas pensam ser a forma correta.
Bom, o foco também é sempre na duração: quantos anos demora para eu aprender? O engraçado é que quando alguém vai aprender a dirigir, por exemplo, sabe que vai aprender, mas vai ter que praticar muito para passar no teste, e que também vai ter que continuar praticando depois de pegar a carteira, senão vai ser um desastre no volante se resolver dirigir, digamos, dois anos depois. Mas com a aprendizagem de uma língua é diferente: todo mundo quer aprender rápido e sem sofrer com o ‘homework’ e tempo de dedicação ao estudo, aprender e pronto! Nunca mais ter que consultar o dicionário–o mito da fluência e tal, mas isso é assunto para outro post… ah e também tem que custar bem barato! Como diz meu irmão: ‘ todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer’…
Então se te apresento uma metodologia inovadora que traz resultados, porque recusar esta oferta? Bom, por todos os motivos já relacionados até aqui (e outros mais!): você já tem sua própria receita de sucesso para sua aprendizagem, e também não quer investir nem tempo nem dinheiro… aí te pergunto: como anda seu aprendizado? Você está fazendo progresso? Ou quer trocar a sua metodologia por uma que traz melhores resultados? 😀